Conhecer diferentes destinos, observar cenários deslumbrantes e visitar novos lugares são algumas das recompensas que irá encontrar pelo caminho.
Se você ainda não tem esse espírito do mototurismo, convido a continuar com a leitura para talvez te convencer porque encarar essa aventura.
Mototurismo
Antes de mais nada, o mototurismo é um conceito de viagem em que o piloto desbrava novas regiões com sua moto, percorrendo centenas ou milhares de quilômetros.
O termo surgiu em 1950, mas existem registros desde 1920, com pessoas usando motocicletas para viajar.
Por seu valor mais acessível, a motocicleta caiu no gosto dos consumidores, além de contar com uma manutenção mais fácil que a de outros veículos.
Destinos mais visitados
Mas vamos ao que interessa! Escolher um destino e programar uma viagem inesquecível!
No Sul do Brasil encontram-se destinos para fazer de motocicleta. A Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, por exemplo, é conhecida por suas vinícolas e rica gastronomia e, além disso, possui um clima perfeito para os motoristas.
Por lá, as paisagens são incríveis durante o ano inteiro, com um charme que lembra os cenários europeus. O destino é famoso também por suas atividades de ecoturismo em meio a natureza.
Então, você deve estar se perguntando, o que fazer na Serra Gaúcha?
Tem um roteiro gastronômico delicioso, além do Vale dos Vinhedos, passeios de adrenalina, atividades de ecoturismo e parques de diversão e de aventura, como o Parque do Caracol, Parque Terra Mágica Florybal, Cia Aventura e Snowland.
Estrada da Graciosa
Se você preferir viajar de moto para o estado do Paraná, uma dica é conhecer a Estrada da Graciosa.
Com cerca de 33 quilômetros de extensão e revestida de paralelepípedos, a Estrada da Graciosa parte de Curitiba e passa por Morretes e Antonina.
Essa estrada segue a antiga rota dos tropeiros e está adornada pelas paisagens mais preservadas da Mata Atlântica.
É possível desfrutar de cachoeiras, flores, além de pontos de parada para bater aquela foto incrível!
Serra do Rio do Rastro
Não precisamos ir muito longe e essa aventura pode acontecer em Santa Catarina mesmo. O caminho da Serra do Rio do Rastro é bastante conhecido e fica na região turística das Serras Catarinenses.
Esse roteiro é repleto de beleza natural e possui até um certo clima europeu. É uma daquelas viagens que ficam eternizadas para sempre na memória do motociclista.
A rodovia faz ligação entre os municípios de Lauro Müller, Bom Jardim da Serra e São Joaquim. O relevo de suas paisagens são apaixonantes, além de seus rios e sua vegetação serrana de tirar o fôlego.
O ponto de chegada desta rota de moto possui somente 6,6 km de extensão, mas tem como chegar até os 1.421 metros acima do nível do mar. O mirante, ponto mais alto da rota, é, sem dúvidas, a “cereja do bolo” da viagem.
Com esses roteiros no Sul do país já é possível sentir a aventura de uma viagem sobre duas rodas.
São destinos mais curtos, mas os passeios são bem interessantes para conhecer lindas paisagens. Bora lá?!
Quer saber mais dicas de viagem? Continue acompanhando o blog do Center Hotel e fique por dentro do turismo em Santa Catarina e em todo o Brasil.